quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Com "South of the Border", Oliver Stone mostra a nova cara da América Latina

21/10/2009
Fonte: Opera Mundi

Nascido em Nova York, de pai judeu e mãe católica, Oliver Stone (1946) foi criado dentro do ecumenismo mas acabou se convertendo ao budismo. Poderia ter seguido carreira em Wall Street (que retrataria em filme homônimo em 1987), como queria o pai. Mas acabou indo para a Universidade Yale, onde passou apenas um ano.

Influenciado pela literatura de Joseph Conrad e pela música de George Harrison, lançou-se à aventura de ensinar inglês no Vietnã do Sul, onde passou seis meses, para depois viver como marinheiro, visitando a costa oeste dos Estados Unidos, desde o Oregon até o México. Retornaria a Yale com um manuscrito de mais de mil páginas, no qual pretendia retratar sua infância e adolescência. Acabou servindo no exército dos EUA, durante a Guerra do Vietnã (que retratou, em película, três vezes), de abril de 1967 a novembro de 1968. Finalmente, graduou-se na escola de cinema da Universidade de Nova York, em 1971, sob os auspícios de Martin “Taxi Driver” Scorsese.

Oliver Stone conheceu o sucesso com “Platoon” (Platoon), de 1986, supostamente sobre sua vivência no Vietnã, igualmente vencedor do Oscar daquele ano. Segundo o diretor, seria parte de uma trilogia, que se completaria com “Nascido em 4 de Julho” (Born on the 4th of July, 1989, Oscar de melhor direção) e “Entre o Céu e a Terra” (Heaven and Earth, 1993, sobre o ponto de vista dos vietnamitas).

No embalo da história dos EUA, produziria o controverso “JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar” (JFK, 1991, inocentando Lee Oswald), “Nixon” (idem, 1995, que prenunciaria o Nixon/Frost, de Ron Howard) e “As Torres Gêmeas” (World Trade Center, 2006, com Nicolas Cage). Destoariam de sua filmografia histórica e política os filmes “The Doors” (idem, 1991, com Val Kilmer no papel de Jim Morrison), Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1994, glamorizando um casal de serial killers) e o fraco Alexandre(Alexander, 2004, sobre o rei da Macedônia que se torna imperador do mundo helênico).

A controvérsia se acentuaria na cinematografia de Oliver Stone a partir dos anos 2000. Em 2003, Stone partiria para Cuba, onde passaria três dias entrevistando Fidel Castro. Daí resultaria o documentário Comandante sobre – obviamente – política, a crise dos mísseis (1962), as crenças pessoais de Fidel, a revolução e, naturalmente, seu futuro. Embora tenha sido programado para ir ao ar em maio de 2003 no canal HBO, o documentário nunca seria exibido nos EUA, sendo encontrado apenas em DVDs importados da Inglaterra. Não satisfeito, Stone filmaria ainda Looking for Fidel (traduzido em Portugal como “Ao Encontro de Fidel”), que, finalmente, iria ao ar no início de 2004 na mesma HBO. Desta vez, além de tratar das condições de vida na ilha e das relações tumultuadas entre Cuba e EUA, Stone declararia formalmente sua admiração pela Revolução Cubana e seu apoio à soberania da ilha, longe da influência de Washington.

Nesse passo, terminaria se identificando com a chamada “Revolução Bolivariana” dentro da América Latina no início do século XXI. Nesse contexto, nasceria South of the Border(2009), o mais recente filme de Oliver Stone. O pontapé inicial para o documentário foi uma negociação entre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e as Farc, da Colômbia, que o cineasta presenciou. Além disso, Stone andava intrigado com o tratamento que a mídia norte-americana dava aos presidentes latino-americanos de esquerda, dividindo-os em “bons” e “maus”. Assim, Lula estaria entre os “bons”, enquanto Chávez mais Evo Morales, da Bolívia, estariam entre os “maus”. Segundo o próprio Stone, a mídia dos EUA estaria indecisa sobre como classificar os Kirchner, da Argentina. O quadro da revolução bolivariana se completaria, evidentemente, com Rafael Correa, do Equador, Raúl Castro, de Cuba, e Fernando Lugo, do Paraguai.

Leia mais aqui

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EXCELENTE IDEA 2010

Depois do retorno do Pará, onde participei do 7º Congresso do IDEA (Associação Internacional de Drama/Teatro Educação) já decorrido algum tempo, finalmente encontro um espaço para escrever aos amigos (as).

Primeiramente, vale agradecer aos organizadores do evento e aqueles que o apoiaram, não esquecendo que o sucesso do IDEA resulta das lutas que travamos no cotidiano das nossas vidas.

Quero antecipar que encontrei no IDEA muita gente que pensa e realiza aquilo que move a nós todos, a combinação do compromisso ético-politico com a qualidade estética. “Justiça e beleza se abraçando” . O sonho de artistas, misticos, profetas, educadores e revolucionários comprometidos com o belo, o bom e o melhor do mundo, conforme disse Olga Benário, e tornado realidade através dos pensamentos e ações em que estamos envolvidos com inteireza ( corações, mentes e corpos).

Mais detalhes sobre o IDEA 2010, estarei publicando em um texto mais adiante.


Zezito de Oliveira





Abertura do IDEA 2010 no Hotel Gold Mar. Ao centro, com o microfone, Dan Baron, coordenador geral do evento.



Aguardando o inicio da abertura



Frente de um núcleo da Escola Bosque da Ilha de Cotijuba. O congresso aconteceu também nas ilhas do entorno de Belém. Com um dia dedicado ao contato mais próximo com as pessoas, a natureza e a cultura dos amazônidas.




Quase chegando a Ilha de Cotijuba


Trilha em direção a praia de rio da ilha de Cotijuba

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ARTE E POLÍTICA é o tema da próxima edição da revista Continuum Itaú Cultural

A revista Continuum Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br/continuum) abre suas páginas, através das seções interativas Deadline e Área Livre, para receber trabalhos de reportagem ou trabalhos artísticos com o tema ARTE E POLÍTICA. Os trabalhos selecionados pela equipe da redação da revista serão publicados na edição impressa nº 28 de outubro-novembro de 2010 e/ou na revista virtual.

Veja abaixo o resumo de como participar, enviar trabalhos, prazos e características das seções Deadline e Área Livre.
Qualquer tipo de dúvida envie para o e-mail participecontinuum@itaucultural.org.br. Envios de trabalhos também para o mesmo e-mail.

SEÇÃO DEADLINE...seja repórter da Continuum

Esta seção é exclusiva para estudantes de graduação, de todos os cursos e que desejam se exercitar no gênero reportagem. Trata-se de uma ação de incentivo: o estudante deverá enviar um projeto de reportagem de apenas 1400 caracteres (pauta de 01 lauda) com o tema ARTE E POLÍTICA. O estudante do projeto selecionado terá o acompanhamento da redação da revista para concluir a matéria jornalística.

Prêmio de incentivo: o estudante do projeto selecionado terá a sua reportagem editada nas páginas da Revista Continuum nº 28 de outubro-novembro e receberá R$300,00 (trezentos reais). Lembramos que a revista Continuum é de circulação nacional, distribuída gratuitamente pelo próprio Itaú Cultural e recebeu o Prêmio Antonio Bento, da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte na categoria Difusão das Artes Visuais na Mídia.

Prazos para a seção Deadline
. Prazo para envio do pojeto (pauta de até 1400 caracteres/01 lauda): até 17 de setembro de 2010.
. Período de seleção: de 17 a 20 de setembro.
. Divulgação do projeto selecionado: 21 de setembro de 2010.
. Período de envio de documetos do selecionado (conforme previsto no regulamento): de 21 a 24 de setembro.
. Data-limite de envio da matéria jornalística concluída: até 30 de setembro de 2010.

IMPORTANTE
- No mesmo e-mail em que o estudante enviar o projeto de até 1400 caracteres, deverá também anexar a ficha de inscrição em arquivos separados no formato .doc (Word).

- No campo assunto do e-mail deverá constar: Regulamento Ação Deadline - Pauta: Arte e Política.
- Antes de enviar o seu projeto acesse a página www.itaucultural.org.br/continuum e leia com atenção o regulamento da ação, a convocatória e ficha de inscrição e saiba mais detalhes sobre esta ação. Dúvidas? envie e-mail para: participecontinuuum@itaucultural.org.br .

Sobre o tema

A pauta geral da revista foi desenvolvida para aprofundar tanto aspectos históricos quanto contemporâneos. Trata-se de uma abordagem das várias expressões artísticas que manifestaram, por meio de obras emblemáticas, preocupações sociais, econômicas, ambientais, religiosas. Seus criadores se notabilizaram por ir além da arte pela arte e por tentar provocar a percepção do público para as várias formas de inserção do ser humano no mundo. Nesse sentido, cabe aos estudantes que desejarem participar da ação Deadline acrescentar à pauta geral contribuições originais, seja por meio de histórias focadas em personagens, seja por meio da apresentação de acontecimentos que ajudem a compreender o significado e a importância da arte com preocupações políticas.

SEÇÃO ÁREA LIVRE [esta seção é aberta a todos, não precisa ser estudante]

Se você não quer saber de escrever matérias, mas deseja colaborar com a revista e mostrar o seu talento artístico com fotos, ilustrações, poemas, outras manifestações artísticas ou mesmo artigos reflexivos, envie para a seção Área Livre. Basta seguir o tema proposto da próxima edição: Arte e Política. Envie seu trabalho para o e-mail participecontinuum@itaucultural.org.br e após análise da redação, seu trabalho será publicado. Se você optar por enviar imagens, salve-as em formato jpg com no mínimo 300 dpi de resolução. Os textos devem ter no máximo 5 mil caracteres.

Prazos para envio de trabalho para a seção Área Livre: até 10 de setembro para a revista impressa e até 10 de novembro para a versão online da revista.
Mais informações no site www.itaucultural.org.br/continuum. Dúvidas? envie e-mail para participecontinuum@itaucultural.org.br.

Participe e boa sorte!

TVT pretende ousar para mudar a TV

TVT pretende ousar para mudar a TV


Assista no you tube


9 Responses para “TVT pretende ousar para mudar a TV”

Victor disse:
29 de julho de 2010 às 20:57
Excelente notícia, esta TV tem uma ótima sintonia com a Revista Fórum. Já enviei para alguns Sindicatos que ficam fora de SP e que não sabiam da notícia.

evaldo disse:
29 de julho de 2010 às 22:06
Ola
Existe o planejamento da TVT ser retransmitida para outros estados?
obrigado
evaldo/60
curitiba

Renato Rovai disse:
29 de julho de 2010 às 22:18
Caro Evaldo, segundo informações da assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos “a Fundação firmou uma parceria com a Acesp (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo) para retransmissão da programação da TVT em 27 emissoras comunitárias nas sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – canal 48) e nas seguintes praças: Atibaia, Bragança Paulista, Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Mogi das Cruzes, Osasco, Peruíbe, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Jacareí, São José do Rio Preto, Valinhos, Limeira, Americana, Rio Claro, Sumaré, Hortolândia, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapetininga e São Paulo (capital).
Outra parceria foi firmada com a Rede NGT, por seis meses, para retransmitir a programação da TVT a diversas regiões do Estado de São Paulo e do Brasil. São mais de 240 pontos de abrangência em todo o País.
Na Grande São Paulo, por exemplo, são 26; na região de Bauru, mais 26; na Grande Rio de Janeiro, 16; em Minas Gerais, 87 (17 no sul-sudeste); na região do Cariri, no Ceará, 24. A população total dessas regiões é de 40 milhões de habitantes e 12 milhões de domicílios com televisores, segundo dados da NGT.”

Werner Piana disse:
30 de julho de 2010 às 0:26
pena.
Belo Horizonte está de fora. Não tem rede NGT por aqui.

Vamos continuar reféns da midia PIG. Lástima!

Vida longa à TVT !!!

Vai passar a programação ao vivo na Web, ao menos?

abs

Renato Rovai disse:
30 de julho de 2010 às 15:00
Resposta da assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos:

1) Realmente não tem NGT na região da Grande Belo Horizonte. A rede “pega” a região do Alto Paraopeba; Cidades Históricas e sudeste de Minas. Mas como disseram Sanches e Sergio na coletiva: o Sindicato/Fundação busca apoios culturais e parcerias para ampliar o raio de transmissão e a grade própria. Lembro você que o Sindicato está reivindicando oficialmente (papelada correndo no Ministério) 24 retransmissoras justamente para ter essa rede. Também colocaremos no ar o canal 45 em São Caetano assim que o letígio for resolvido
2) A transmissão dos programas produzidos pela TVT será simultânea com a TV WEB do sindicato (www.smabc.org.br).

ROBSON disse:
31 de julho de 2010 às 16:04
E MUITO BOM SABER QUE VAI TER UMA NOVA EMISSORA QUE VAI TRASMITIR EM MOGI, SO E UMA PENA QUE OS MOGIANOS NÃO ESTÃO SABENDO E QUE A PRODUÇÃO SERA FORA DA CIDADE.

sarmento disse:
6 de agosto de 2010 às 4:49
Como fazer parte da Rede TVT, temos interesse em parceria. Estamos em Maceió – Alagoas , somos da TVCOM com 27 associados entre eles sindicatos filiados a CUT – Maceió canal 12 da Net.

Paulo Carvalho disse:
8 de agosto de 2010 às 15:30
A classe trabalhadores há muito precisa de uma mídia desse alcance para que, nesse ambiente, possa externas suas ideias, e assim, colaborar para o avanço do Brasil rumo à democracia plena.
Vale. Fico feliz com essa noticia.

P.S.: E nós cearenses e nordestinos seremos alcançados com canal 46?

Luis Santos disse:
9 de agosto de 2010 às 20:04
Vai ter transmissão via internet?

BNB lança edital de seleção de propostas para compor programação dos seus centros culturais em 2011

FORTALEZA, 02.09.2010 - O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) acaba de lançar o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2011.

Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980) realizarão um elenco de seis oficinas, no período de 09 a 30 de setembro.

Serão ministradas duas oficinas em Fortaleza (dias 14, terça-feira, às 18h; e 28 de setembro, terça-feira, também às 18h), duas no Cariri (dias 09, quinta-feira, às 16h; e 28 de setembro, terça-feira, às 19h), e duas em Sousa (dias 10, sexta-feira, às 18h; e 30 de setembro, quinta-feira, às 18h).


Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte, oficinas de formação artística, além dos programas Museu Vivo e Novas Ideias. Todas as informações (edital e formulários) para inscrição de propostas estão disponíveis desde ontem (quarta-feira, 1º), no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura).

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

3ª Mostra Brasil apresenta a juventude de todas as cores no Teatro Carlos Gomes


Rio, 02 de Setembro de 2010

A 3ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte encerrou com chave de ouro com um espetáculo repleto de mistura de linguagens, que envolveu dança, música, circo e poesia, trazendo para o palco um Brasil de todas as cores. Grupos de diferentes partes do País tiveram a oportunidade de dividir o palco e de contracenar com variadas manifestações artísticas. Sob a curadoria de Karen Acyoli e de Carlos Cavalcanti, rabecas misturaram-se à orquestra de metais, a cultura caiçara se encontrou com a cultura vinda do Mato Grosso do Sul, de Pernambuco e de Miracema. Repentistas, poetas e artistas de circo dividiram a atenção com atores que recitavam poesia na platéia e bailarinos acrobatas que dançavam nas paredes do teatro.

O público, que lotou o teatro, encantado e emocionado aplaudiu de pé. Mesmo após o fim da apresentação, o espetáculo continuou pelo saguão do teatro, onde os jovens artistas interagiram com o público. Na rua, os jovens participantes cantavam e batucavam a música recém criada que dizia “isso não pode acabar”.

A 3ª Mostra reuniu, durante três noites de espetáculos, mais de 1600 pessoas que passaram pelo Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, onde puderam assistir 440 jovens de grupos e organizações vindos de 17 diferentes cidades de todas as regiões do Brasil, que trabalham com a arte com foco na transformação social.

A atriz Vera Holtz, presente em todas as apresentações, não escondia a felicidade e a emoção. “Achei tudo muito bacana e gostei de todas as apresentações. Os grupos são muito bem preparados e trouxeram espetáculos bem definidos. Fiquei surpresa e encantada em ver essa Mostra. Estou muito feliz!”

O tema central da primeira noite de espetáculo foi a música. Com a direção artística e curadoria de Jayme Vignoli, grupos já conhecidos como o AfroLata (RJ), dividiram o palco com grupos que pisaram pela primeira vez em solo carioca, como o Grupo Cultural Caboclo (PE), formado por jovens repentistas e que trouxe ao Rio de Janeiro a cultura do poeta Bio Caboclo e do coco de roda. O público também teve a chance de assistir a Orquestra de Metais Lyra Tatuí (SP), a Orquestra de Rabecas da Amazônia (PA), a Orquestra de Violinos Vale Música (PA), além do Grupo Apanhei-te Cavaquinho, de Cabo Frio e o Coral Brasileirinho, de Curitiba. A noite contou ainda com o grupo carioca Harmonia Enlouquece, com pacientes e profissionais do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro. E as participações especiais de Makely Ka, Nicolas Krassik e André Boxexa.

A segunda noite, dedicada à dança, teve a direção artística e curadoria de Frederico Paredes, e reuniu 10 grupos entre eles a Cia. Étnica de Dança (RJ), o Grupo Manos do Hip Hop (MG), e a Cia. Eclipse (SP). A Cia. Pulsar (RJ), referência em arte, dança e deficiência, mostrou nos palcos que para o corpo não há limites para a dança. A Escola de Dança de Paracuru, que veio do Ceará, para se apresentar pela primeira vez na cidade, relembrou nos palcos as antigas brincadeiras de crianças, e que com o tempo foram substituídas pelos jogos eletrônicos. E a consagrada Cia. Balé de Rua (MG), que já participou de vários festivais internacionais, encerrou a noite dando ainda mais brilho ao espetáculo. Também participaram a Associação Grupo Sociocultural Cara da Rua (RJ), a Cia. Cirandeira (RJ) e o Majê Molê (PE).

A 3ª Mostra promoveu ainda um dia de oficinas fechadas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, possibilitando aos participantes um intenso intercâmbio com diversas linguagens artísticas, e também realizou visitas ao Grupo Cultural AfroReggae e ao Nós do Morro para que os jovens pudessem observar de perto a realidade desses projetos com atuação reconhecida. Os jovens também participaram de visita guiada ao Centro Cultural Banco do Brasil e assistiram às apresentações do “Sete em Ponto”, projeto da Secretaria Municipal de Cultura.

Foi realizado, na Casa de Rui Barbosa, o 3º Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento, dando sequência ao dialogo iniciado na 1ª Mostra Brasil, em 2006. Entre várias questões abordadas durante o Seminário, destaca-se uma reflexão global sobre as conquistas e desafios atuais para ações sociais e transformadoras com arte e cultura desenvolvidas para e por jovens.

Neste seminário também foi lançado o Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura em três estados da região Sudeste (ES, SP e RJ), que registrou grupos e instituições que trabalham com cultura e arte, envolvendo jovens brasileiros, com foco na transformação social. As informações destes três estados na região Sudeste, mais os dados da Região Nordeste, somam mais de 1.200 iniciativas no Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura.